Crianças devem usar máscaras?

Mesmo com a vacinação já em andamento, ainda vai levar alguns meses para que toda população seja imunizada e, por isso, assim como os adultos, as crianças devem usar máscaras. Lembrando que menores de 18 anos não devem ser vacinados e que mesmo assintomáticos, podem transmitir o Covid-19.

Como temos visto várias fake news sobre as formas de prevenção, resolvi reunir as principais dúvidas para ajudar nesse momento atípico e conturbado que estamos passando:

Crianças assintomáticas não precisam usar máscara.
MITO. A maioria das crianças são assintomáticas e sabemos que transmitem menos que os adultos, mas ainda assim são disseminadoras do vírus. Por isso, o uso da máscara é obrigatório.

Bebês não devem usar a máscara.
VERDADE. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria (AAP), recomendam o uso apenas para maiores de dois anos, já que antes dessa idade existe o risco de sufocamento.

Antes de sair de casa com a máscara, é importante fazer uma adaptação com a criança. 
VERDADE. Se a máscara não é tão confortável para os adultos, imagine para as crianças. Por isso, não dá para já sair de casa sem antes uma adaptação para evitar que a criança fique toda hora mexendo na máscara e colocando as mãos nos olhos e até nos pais.

Todas as crianças podem usar a máscara a partir de dois anos. 
MITO. Apesar da SBP e a AAP recomendarem a partir dos dois anos, só o Pediatra que faz o acompanhamento poderá indicar o melhor. Cada criança tem uma particularidade de desenvolvimento cognitivo e de doenças que podem ser prejudicadas com o uso da máscara, como doenças neurológicas, e asma.

Todos os adultos devem usar a máscara juntos com as crianças. 
VERDADE. A criança tem sempre como referência as pessoas que mais convive, por isso, o exemplo é fundamental na hora de explicar a importância de se proteger com a máscara.

#FicaADica: como nem sempre é fácil mostrar para a criança a importância de usar a máscara, principalmente as mais velhas, que já têm a memória de não precisar usar, uma dica é fazer essa adaptação de forma lúdica, dentro de casa, que é um ambiente seguro. E quanto mais tratarem a máscara como algo leve e divertido, menores as chances de resistência.