Afinal: o CrossFit causa mais lesão que outras modalidades?

Muita gente ainda acredita que o CrossFit causa mais lesões que outros esportes. Mas esse é um tabu. Apesar de ser uma modalidade que privilegia exercícios em alta intensidade e que usa muito a força do corpo, não é correto fazer essa associação baseada apenas nisso. 

São muitas as variáveis responsáveis pelas lesões nas práticas esportivas. E o CrossFit, quando treinado de forma correta e com acompanhamento especializado, acumula muitos benefícios para o corpo, como queima calórica, resistência cardiorespiratória e músculos bem definidos. 

Claro que não podemos anular a possibilidade de lesão, mas quando executado de forma correta, o Crossfit pode apresentar menos chances que outras modalidades, como o Futebol por exemplo. E posso trazer dados do meu Mestrado, defendido em 2018 sobre Lesão no CrossFit, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Na época, avaliamos  452 praticantes da modalidade e concluímos que as lesões estavam relacionadas à carga de treino e a ocorrência prévia de traumas e não à modalidade em si. Ou seja, não podemos responsabilizar as lesões de uma modalidade esportiva somente pelas características dela. Esforço repetitivo, cargas inadequadas e falta de acompanhamento de profissionais capacitados para a orientação correta dos treinos são sempre fatores muito importantes.  

A pesquisa também mostrou que a prática de CrossFit por mais de um ano minimiza a possibilidade de novas lesões, já que promove uma melhor adaptação muscular e condicionamento físico. 

Apesar dessa fama toda, o CrossFit é um esporte cheio de benefícios e que pode potencializar a prática de outras modalidades, como a corrida, lutas e até nas atividades simples do dia a dia. Além disso, por trabalhar diretamente com a superação pessoal, tem um impacto muito positivo na saúde mental, sempre muito importante.